Hootsuite – O facilitador pode te complicar [INFOGRÁFICO]

Gosta de usar o Hootsuite para agendar postagens de seus posts automaticamente no Facebook nos horários de maiores picos de acessos? 😀 Tome cuidado! Se antes esta técnica era benéfica, hoje pode custar caro para você e seu negócio!

Antes de mais nada, qual é a proposta do Hootsuite?

De acordo com a própria empresa, o HootSuite é um sistema de gerenciamento de mídias sociais para empresas e organizações para executar de forma colaborativa campanhas em várias redes sociais a partir de um painel de controle seguro, baseada na web … Agiliza o fluxo de trabalho da equipe com a programação e ferramentas  e atingem o público Alvo…

Traduzindo.. :

Você pode cadastrar seu blog, e gerenciar datas, horários e redes sociais específicas para postar seu conteúdo, assim você “ganha tempo” para fazer outras coisas e suas redes sociais ficam alimentadas com conteúdo de seu blog sem sua intervenção.

Fantástico, não é mesmo? 😀

Até certo ponto sim, a não ser que você use o Hootsuite com o Facebook!

Mas porque?

Preste atenção nesses detalhes e tire suas conclusões.

Hootsuite no Facebook  MATA o engajamento. [Infográfico]

Hootsuite Engajamento Facebook

Para você saber melhor do que estou falando vamos a alguns detalhes. Quando você utiliza o Hootsuite em seu facebook, de acordo com o infográfico criado pelo site EdgeRankChecker, o nível de engajamento do seu Facebook (comentários, Likes, e na sua página de fãs, TUDO), cai drasticamente (cerca de 70%, cara, isto é MUITA COISA) por conta do Edge Rank que faz com que seus posts não seja visto por ninguém!

O que isto significa para seu blog e seu negócio?

Você pode estar no Facebook falando sozinho (O Facebook não mostra para seus amigos e fãs o que você posta na “atualizações” deles), e em consequência disto, pode estar perdendo possíveis novos visitantes em seu blog, contatos, vendas e literalmente cair no esquecimento das pessoas! Além de obviamente estar perdendo credibilidade com as pessoas do seu público alvo presentes no Facebook.

Já imaginou como isto pode ser ruim para você e seu negócio? Pode ser tratado como uma pessoa fria que está mais preocupada em “divulgar” alguma coisa, do que interagir com as pessoas. Isso afastas as pessoas e potenciais clientes de você, sabia?

“Mas Eduardo Santana, você está contra as modernidades? Está tentando impedir o progresso da automação nos negócios?”

hootsuite tempo das cavernasClaro que não! 🙂 Para quem usa a internet, ser contra os avanços tecnológicos seria no mínimo incoerente! 😀

Use o Hootsuite com responsabilidade e melhore sua imagem!

 

spiderman_ben_parker

“Com Grandes poderes vem Grandes responsabilidades!” – Tio Ben.

“Ta aí” uma grande frase do espetacular “Stan Lee” (criador de 97%  dos heróis americanos que você sabe que existe desde os anos 50, rsrsr), mas que foi imortalizada pelo “tio Ben” do Homem Aranha: Com Grandes poderes (Hootsuite) vem Grandes responsabilidades.

Devo parar de usar o Hootsuite? Não, (a menos que queira, claro), mas  você pode continuar usando para outras redes sociais, como por exemplo para o twitter, Instagram, Google plus, etc..

lembrete(caixa alta foi proposital. Alguém iria ler, mas por não trabalhar com o Facebook iria ignorar a informação)

Quanto ao Facebook, procure ser “você mesmo” que posta as matérias no Facebook, mas não se limite a postar coisas do seu negócio, pois estamos utilizando uma rede SOCIAL, e precisa de pelo menos alguma ação social de sua parte! Isso vai ajudar a melhorar o engajamento no seu “Face”. 😀  Fale com as pessoas, mostre que ali tem um “ser humano” (oi, tudo bem?) e não uma máquina (pí pom, pam) (ignore minha tentativa de criar uma onomatopeia para o robô 🙁 ). Isso ajuda muitos eles interagirem melhor com você.

Existem cursos que lhe ajudam a melhorar isto, cabe você analisar suas necessidades e possibilidades, mas independente disto, foque em ser uma pessoa social e acessível no Facebook. Além da plataforma lhe ver com bons olhos, principalmente as pessoas vão responder ao que você diz! Faça um teste! 😉

E aí, gostou? 😀 Odiou? 🙁 Só vou saber se você me disser! Curta no Facebook, compartilhe com seus amigos e comente! 😀

comente!

Negócio online funcionando e gerando lucros em menos de 10 dias? Cadastre-se e veja como pessoas comuns estão atingindo sua liberdade de tempo e dinheiro sem sair de casa!

Não enviamos SPAM

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

21 Comentários

  1. Olá amigo Eduardo,

    Se por um lado a ferramenta Hootsuite facilita o trabalho, por outro lado ela prejudica o engajamento, pois seus posts não são muito visualizados. Talvez o mais prudente seja utilizá-la com moderação e com elementos que trazem mais interação (uma imagem, por exemplo). Muito bom o seu artigo, como sempre passando dicas úteis para quem trabalha na Internet.

    Grande abraço e sucesso sempre!

  2. Leandro Silva disse:

    Olá Eduardo,

    Nunca gostei de utilizar essas ferramentas para publicar algo na redes sociais.

    Sei que te hora que não temos tempo para publicar um determinado artigo na hora de maior pico.

    Mas mesmo assim prefiro publicar manualmente mesmo as postagens.

    Grande Abraço e Sucesso @gora.

  3. Eu usava o hoot suite fervorosamente e mesmo postando umas 10 vezes por dia, conteudo de valor, percebi que não estava valendo apena, pois as postagens por mais que fossem de alto valor, geravam só 500 visitas mensais com o hoootsuite vindas do facebook.

    Agora imagine fazer 10 postagens diarias, programar tudo ( de automático não tem nada ), no fim o que resta é 10x mais trabalho, pois acabamos por postar muito, achando que vai adiantar.

    È muito melhor 2 postagens bem feitas na fan page e compartilhadas no ferfil por dia do que 10 com hoot suite.

    E o pior que vc ainda tem de pagar, eu usava a versão paga e memso assim resultados muito baixos.

    • Disse tudo! 😀 Qualidade sempre supera a quantidade. Obrigado pelo comentário amigo Sidnei. Abração e sucesso! 😀

    • luiz fernando disse:

      Ola sidnei tudo bom , estava com alguma duvidas sobre o programa e como tem uma experiencia e dominio , queria saber se podemos trocar uma ideia e saber se pode me ajudar em um caso que tem ocorrido para mim por que que sempre quando eu posto aparece que foi via a hoot suite ? tem como eu ocultar isso ou tirar ? pois vejo varias pessoas que nao aparecem nada e isso tbm da impressao de robotico …. pode me ajudar meu caro?

    • luiz fernando disse:

      Ola sidnei tudo bom , estava com alguma duvidas sobre o programa e como tem uma experiencia e dominio , queria saber se podemos trocar uma ideia e saber se pode me ajudar em um caso que tem ocorrido para mim por que que sempre quando eu posto aparece que foi via a hoot suite ? tem como eu ocultar isso ou tirar ? pois vejo varias pessoas que nao aparecem nada e isso tbm da impressao de robotico …. pode me ajudar meu caro?

  4. Que coincidÊNCIA , publiquei algo similar hoje no meu blog , e concordo realmente com você , que as automações “acabam” com os edge ranks , pelo simples fato que muita gente fica usando as mesmas frases diversas vezes.O que torna cansativo e chega a parecer até um tipo de “spam” podendo irritar algumas pessoas … mandou muito bem na sua publicação!

    • Que bom que gostou amigo Carlos! 😀 Agradeço seu comentário amigo. E que bom que você também aborda o assunto, isso ajuda as pessoas a entenderem o mesmo assunto de várias óticas diferentes! 😀 Grande abraço amigo. 😉

  5. Natanael de Souza disse:

    Caramba Eduardo,

    é o que eu tenho percebido também! Eu fui alvo disso… A ferramenta HootSuite tem deixado muito a desejar!

    Porém há melhores com toda certeza!

    Obrigado pelo alerta!

  6. luiz disse:

    ola Eduardo realmente tem toda razão tenho lido um pouco disse e uma coisa que notei e que deixa robotico é que quando tento postar aparece que “adicionou uma foto ou atualizou no meu estatus via a hootsuite” e dai ja da essa impressao de programa quase nao tenho usado o programa e nao sei ocultar ou tirar isso , se alguem poder me ajuda agradeço , e vlw pelo post

  7. Olá Eduardo, eu não sabia que o hootsuite tinha esse problema, quando o Timely foi retirado, a equipe do mesmo, ofereceu 2 sites que possuem o mesmo serviço do timely, o Hootsuite e o Buffer.

    Eu possuo o kit GDO e no próprio kit me recomendava o uso do Hootsuite, mas resolvi pegar o buffer pois eu não conhecia e queria saber se era o mais próximo do Timely.

    No momento eu não estou tendo problemas com o Buffer, até por que eu ainda estou aprendendo hehe. Mas o seu artigo me fez ver que fiz uma boa escolha em não pegar o hootsuite.

    Parabéns pelo seu ótimo trabalho e Sucesso!

  8. Lucas Mendes disse:

    Nossa, achei excelente este artigo publicado, você aborda o assunto como poucas pessoas conseguem abordar. As pessoas devem saber que o MMN funciona sim, mas depende do esforço de cada um. Parabéns pelo blog e continuarei acompanhando suas publicações.

    No meu site vocês também encontram algumas informações sobre o assunto, entrem e acompanhem.

    • Que bom que gostou amigo Lucas. 😀 Agradeço mesmo. Quanto ao link do seu comentário eu apenas retirei porque na hora de escrever o comentário ja tem preenchido o seu site, ok? Abração e sucesso amigo.

  9. daniel vaz disse:

    Grande Edu, realmente o Facebook não gosta de muito de postagens agendadas, é como se ninguém vesse mesmo eu já notei isto.

    Já fiz um teste algumas vezes se você agendar algo e depois que estiver publicado compartilhar na sua linha do tempo recebe mais vizualizações.

    Mais ai perde a essência do agendamento, é melhor fazer manual mesmo.
    Um grande abraço Eduardo