Marketing Digital

Semelhanças entre o Marketing digital e a Pescaria

Gosta de pescar? 🙂 Eu amo! Antes que pense que essa matéria é apenas para falar de peixes, saiba que saber pescar é fundamental para quem quer ganhar dinheiro com o novo Marketing digital! Veja as semelhanças entre quem ganha dinheiro na internet com quem pesca.

A pessoa que sabe pescar normalmente  sabe que para cada tipo de peixe desejado ela precisa de uma isca específica, um horário específico, uma linha específica, técnicas específicas.

Já o amador, prepara um “caniço” uma linha qualquer, uma isca qualquer, e seja o que Deus quiser! 🙂

Eu quando mais jovem fui para um rio “famoso” na divisa de Alagoas com Sergipe, o rio era o São Francisco. E sim, eu tentei pescar peixe grande com material pra pescar “piaba”.   Claro que não consegui pescar peixe grande, e para piorar, o único que eu iria conseguir pescar foi valente o suficiente pra quebrar o meu “caniço” e levar meu “material de pesca” rio à cima.. 🙁

Na época, (mais ou menos a uns 15 anos atrás, e não pense que sou velho…),  eu achei ser um caso isolado e que só não consegui pescar o peixe por ser criança e meu material de pesca não tinha problema algum. Hoje percebo que usei ferramentas erradas e táticas erradas.

Mas o que isto tem a ver com ganhar dinheiro online?

Pescaria no marketing digital

Pescaria no Marketing Digital

 

Espero que este artigo seja de ajuda para você melhorar seus rendimentos na internet. 🙂

Para ganhar dinheiro é preciso antes saber que tipo de “peixe” (leitor, parceiro de negócios, afiliado, cliente) você deseja “pescar” (atrair, fechar parceria, vender). Mas como posso descobrir isso?

Crie uma identidade mental para ela.

Não se contente em apenas definir sexo, idade e preferencia de assunto. Isto é algo vago. Procure ser mais incisivo e defina inclusive gosto musical, vestimenta, filmes, alimentação, estilo de vida, em fim, quanto mais preciso e rico em detalhes você for, melhor será!

O motivo disto é simples: Quando você conhece bem uma pessoa, você sabe “EXATAMENTE” como agradá-la! 🙂

E aqui pra nós, somente saber que a Maria é mulher, tem 29 anos e gosta de Marketing online não te dá o direito de dizer que conhece a Maria, e muito menos pode achar que o que você tem a oferecer vai agradar a Maria.

Mas se eu sei TUDO sobre a Maria, eu vou saber que ela AMA assunto sobre Google Adwords, e você acha que eu vou procurar me especializar em que? Em SEO para tentar provar pra Maria que o tráfego grátis é mais gostoso que o tráfego pago? CLARO QUE NÃO! 😀 Vou tentar satisfazer os interesses dela, e não os meus. 😀

Assim como eu vou procurar descobrir que tipo de isca atrai cada tipo de peixe, cada horário específico, cada técnica exclusiva para depois pescar no rio com a certeza que terei bons resultados, no Marketing online não é diferente!

É necessário ser um conhecedor e você direcionando seu trabalho para um determinado público, você fatalmente os atrairá e se souber lidar com isso, vai ganhar muito mais que clientes. Vai ganhar seguidores, respeito e a admiração de todos!

Mas como descobrir o que as pessoas querem saber?

 

Quebra cabeça do Marketing Digital

Descubra como identificar seu público-alvo

Existem várias técnicas no mercado. Mas sei que seu tempo é precioso assim como o meu. Por isso me limitarei a mostrar apenas uma dica bem legal se você já tem um blog ou uma lista de contatos (independente da quantidade de contatos).

Faça uma pesquisa do que o seu Público Alvo deseja saber. Se você tem dificuldades de criar um personagem mentalmente para trabalhar, pode se adaptar ao público, e para conhecer alguém, nada melhor do que conversar com ela, não é mesmo?

O que você vai fazer é o seguinte:

Crie a sua pesquisa no Google Docs perguntando o que desejam aprender, se estão satisfeitos com o seu trabalho, quais as suas dificuldades e trabalhe em cima disto massivamente! Pelo amor de Deus, não estou dizendo aqui que em 10 dias colocando em prática você irá mudar da água para o vinho. Tudo dependerá de consistência sem imediatismo.

Feito a pesquisa, crie o artigo lincando para a sua pesquisa, envie para sua lista, divulgue em sua página de fãs (se tiver uma com um certo número de fãs), e veja o resultado.

Lembrando que de nada adiantará saber que seu público alvo quer saber sobre  algum assunto que você não sabe falar ou escrever sobre.  Por isso bato na tecla SEMPRE de que apenas quem tem conteúdo é que vai ganhar dinheiro.

É o mesmo que você saber que peixes grandes gostam de comer peixes pequenos, e pegar um simples e frágil caniço, colocar um peixe pequeno como isca e jogar na água. O peixe grande vai vir, mas vai ESTRAÇALHAR o pobre caniço porque ele é FRACO!

Não seja uma pessoa sem conteúdo. Leia muito, interaja com outros do seu nicho, compre cursos, aumente seu valor. Se esperar as coisas caírem do céu, vai viver sempre à base de migalhas e “peixinhos”  que não vão garantir o “sustento” que realmente precisa.

Se você não sabe trabalhar com o Google Docs eu encontrei uma matéria bem legal e didática no “TechTudo”  sobre como criar um formulário no Google Docs. Acho que vai ser muito útil para você! 😀

Faça isso sempre e veja a melhora em seus resultados gradativamente! 🙂

Gostou? Quer mais? Acompanhe meu trabalho, curta no Facebook, comente! Isto vai me ajudar a sempre estar criando conteúdo de valor para você que tanto gosta de negócios na internet e quer aprender a ganhar dinheiro online!

comente

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

23 Comentários

  1. Olá amigo Eduardo,

    Tiro o meu chapéu para essa postagem, ficou excelente a comparação entre pescaria e marketing digital. Aliás, assim que bati o olho no título já fiz uma associação com uma das lições de um vídeo do Conrado Adolpho, onde ele diz que é importante criar uma isca digital (e-book, curso em vídeo, etc.) para atrair os clientes. Parabéns pela sua criatividade!

    Grande abraço e sucesso sempre!

  2. Natanael disse:

    Eduardo, não sei o que falar…rsrs
    Excelente, sensacional, sei lá.. e mais um pouco ainda! haha

    Aprendo cada vez mais contigo! Abraço e sucesso!

  3. Leo Otto Brock disse:

    Parabéns Eduardo!!
    Sensacional essa sua criatividade. Associar Pescaria com Marketing Digital não é para os fracos….hahah….
    Se não entender agora, não adianta mais nem desenhar!!
    Mais uma vez Parabéns amigo.
    Abraços e Muito $uce$$o
    Leo

  4. Valeria Alves disse:

    Olá Eduardo. Tem muito sentido o que você disse. Fico pensando o quanto de tempo perdemos tentando vender de qualquer jeito. Parabéns pela brilhante matéria!

  5. Marcelo Henrique disse:

    Existe pessoas que guardam para sí conhecimento e desaparecem, outros se tornam grandes pessoas por compartilharem o que sabem. Você compartilha Eduardo, e se preocupa em passar isso de maneira simples! Parabéns por isso e obrigado por nos presentear com matérias de altíssima qualidade!

  6. Flaviano Costa disse:

    òtimo artigo!! e excelente comparação Eduardo, vai ajudar muita gente Sucesso!!!

  7. John Silva disse:

    Oi Eduardo 10!

    Gostei muito da sua analogia e tenho certeza que muitas pessoas irão se beneficiar com seus ensinamentos.

    Deixo um forte abraço e o desejo de muito sucesso!

  8. Lucas Mendes disse:

    Excelente artigo. Gostaria que mais pessoas na internet tivessem a mesma visão que a sua e publicassem conteúdo de qualidade igual ao seu blog possui. Parabéns pelas suas publicações e sucesso.

    Tenho um site que vocês também podem encontrar informações relacionadas a este artigo.

    • Estou trabalhando forte para melhorar a cada dia. Obrigado mesmo! 😀 Quanto ao link do seu comentário eu apenas retirei porque na hora de escrever o comentário ja tem preenchido o seu site, ok? Abração e sucesso. 😉

  9. Pedro disse:

    Artigo pertinente 🙂

  10. Marcos disse:

    olá Eduardo

    Realmente se você conhecer o seu publico até o seu trabalho vai render pois vai trabalhar em cima do que ele quer enão vai perder tempo com coisas que as pessoas não estão interessadas.

    um abraço

  11. Mauricio Oliveira disse:

    Cara sensacional esta comparação.
    Eu já pesquei muitas vezes e sei como funciona é assim mesmo, no começo pescava de qualquer jeito depois fui aprimorando.

    A mesma coisa é com quem começa no Marketing Digital, muitos iniciam da forma errada depois vão aprimorando.

    sucesso amigo.

  12. Esael Sanches disse:

    Este artigo é de um conteúdo excelente…vai ajudar muita gente a comparação entre o marketing digital e a pescaria é nítida… obrigado Eduardo pelo conteúdo e parabéns pelo blog