Marketing Digital

Marketing de rede – Você é um Líder ou Chefe?

É incrível como tem pessoas que saíram do emprego mas o emprego não saíram delas! Apesar de alguns entrarem em um negócio de Marketing de Rede querendo saber quanto vão ganhar por mês (o que é um absurdo, já que nem trabalharam ainda e não é EMPREGO), este artigo vai ser direcionado para aqueles que entram num negócio para serem CHEFES e não Líderes de equipe.

Mas faz diferença? MUITA! 🙂

Liderança X Chefia no Marketing de Rede

Lider_e_chefe

Alguns tem o pensamento “torto” quando falamos em liderança no Marketing de Rede. Para os menos informados, já associam “Líder” com o “Cabeça de uma pirâmide financeira”, o que em alguns casos não deixa de ser verdade, mas estamos falando do Legítimo Marketing de Rede.

Se isso não bastasse, dentro do Marketing de Rede legítimo existem “líderes” que acham que são chefes! Vou listar aqui algumas características e você compare com o líder se sua equipe (seja qual for a empresa que você faça parte). Se você achar que seu “líder” age como na listagem abaixo, procure não se envolver muito com ele e lembre-se que um negócio multinível é SEU e não dele! Então, vamos a eles:

– Manda (ou quer mandar) em todos.

Característica perigosa pois na conferência online ou presencial, esse mesmo “líder” disse que no negócio VOCÊ estipularia horário de trabalho e como iria gerir o negócio e que ele estaria ali para ajudar no que fosse necessário, não é mesmo? Então porque agora você tem obedecer o que o chefe mandou? Talvez por isso muitos se revoltam com algumas empresas sérias e só alguns conseguem ganhar dinheiro, pois a maioria fica oprimida nas mãos de Mandões gananciosos que montam um plano de ação para ELES ficarem ricos sozinhos e não com sua rede!

– Autoritarismo.

Especialmente em empresas cujo planos de Marketing é binário, vários líderes tentam agir com autoritarismo com seus downlines e ainda jogam sujo por direcionar as “pernas” para que os que não se sujeitarem a eles fiquem sem “derramamento”, assim o negócio fica emperrado e o coitado não ganha dinheiro nem recebe o necessário apoio para crescer.

– Passa medo e insegurança. 

Não fica à vontade para falar com seu “líder”? Ele é do tipo que faz questão de mostrar o quanto ele é influente e rico e que você nunca chegará aos pés dele a não ser que invista o dinheiro que não tem para crescer no negócio? É terrível mas é verdade. Inúmeros “líderes” fazem lavagem cerebral nos downlines convencendo eles a venderem carro, fazer empréstimo em banco para entrar num negócio com o pacote de maior valor e os convencem a fazerem estoques de produtos, e é obvio que o objetivo não é ajudar você a crescer e sim que ele ganhe um cheque bem gordo! Você conhece quem age assim? 🙂

– Todos são culpados por fracassos, menos ele!

Ao invés de procurar soluções para problemas com sua equipe, certos “líderes” acham por bem humilhar ao vivo e culpar “fulano e beltrano” pelos problemas tirando o corpo fora, sendo muitas vezes ele mesmo o culpado por não ter uma boa comunicação com sua equipe nem os manter informados sobre como fazer o negócio. Que “líder” é esse que na hora das dificuldades se esconde?

– É muito bom no que faz, mas não compartilha seus conhecimentos. (não forma líderes).

Existe profissionais que são bons no que são, mas seus seguidores NUNCA aprendem NADA! Isso se deve ao fato do tal “líder” guardar para si o que sabe para levar sempre vantagem sobre a massa. Mais uma vez pergunto: Que tipo de “líder” é esse que não prepara seus downlines para os mesmos serem grandes profissionais assim como ele?

 – Usa as pessoas e fica com todo crédito nas glórias.

Como citado acima, alguns “líderes” convencem pessoas fazerem o que não podem para eles atingirem grandes patamares em pouco tempo. (Não estou dizendo que todos que em pouco tempo atingem grandes patamares em empresas de Marketing de Rede fizeram isso de forma desonesta, mas muitos deles conseguiram usando pessoas incautas para subir na vida).

Para piorar a situação, exibem suas glórias sem dar o menor crédito para a rede que tanto se sacrificou para que tal dia chegasse, e se você trabalha assim, independente da idoneidade da sua empresa, você está trabalhando da maneira errada e com os objetivos errados!

No Marketing de Rede seja um Líder!

Marketing de Rede - Lider

Que tal fazer tudo o contrário que os “chefes” do MMN fazem? 🙂 O líder de verdade é copiado e para isso ele dá exemplo! Pense como sua rede cresceria se várias pessoas na sua rede trabalhasse de forma profissional como você trabalha? Haveria menos “dúvidas”, menos “problemas” e mais produtividade! Mas como você pode dar exemplo?

Siga essas dicas… 🙂

Consuma os produtos de sua empresa de Marketing de rede! Nada melhor do que você de forma sincera passar entusiasmo para sua equipe mostrando o quão realmente são bons os produtos que vocês representam, mas NUNCA minta sobre eles.

Por ex:

Se você vende VOIP, porque me pede pra te adicionar no SKYPE para conversarmos? (isso é no mínimo falta de coerência)

Se sou distribuidor de uma empresa de Cosméticos, porque eu não uso os produtos de minha empresa?  Se vendo Shakes, porque não mudo meu hábito alimentar e consumo os shakes? Lembre-se sempre que Marketing de Rede é relacionamento e você só indica para alguém algo que realmente seja bom para VOCÊ primeiramente não é mesmo? Então de exemplo!

Outra dica: Como você quer que seus downlines apresentem o plano e falem com pessoas todos os dias se você passa o dia todo no “Instagram”  postando fotos de baladas e churrasco? Não que isso seja errado, mas pregar ostentação na internet não é a melhor estratégia para quem quer ter sucesso no Marketing de Rede, antes disso mostre que está ali para trabalhar ombro a ombro com sua rede, pois sua riqueza material dependerá de ajudar outros de sua rede a também prosperarem, a menos que você seja um líder mau-caráter como listado acima como sendo CHEFE.

Sente com sua equipe, defina metas individuais com seus downlines, treine-os para que sejam tão bom ou melhores do que você, e com o tempo terá uma grande e sólida organização com pessoas satisfeitas com a empresa e por serem lideradas por você!

A diferença do líder para os seguidores é que o líder está à frente para melhor indicar o caminho, nosso trabalho é servir e não ser servidos!

Marketing de Rede - Lider x Chefe

Agora é com você! O que acha de deixar de lado o pensamento de “Chefe” e se tornar um Líder no Marketing de Rede?

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

12 Comentários

  1. Leo Otto Brock disse:

    Ola Eduardo
    É importante que a pessoa ao fazer parte de um grupo de MMN perceba que assim como ele é liderado pela pessoa que o trouxe ao grupo, ele também é líder das pessoas que ele traz ao grupo.
    Pelo que tenho notado muitos acham que é só um líder e não se dão conta que também precisam ajudar e liderar as pessoas que trouxeram ao grupo.
    Abraços
    Leo

    • Eduardo Santana disse:

      Olá Amigo Léo! 😀 Então amigo, isso é um grave problema que precisa ser revisto. Quanto mais nos esforçarmos em ajudar outros a se desenvolverem, menos trabalho terão pois todos terão capacidade de fazer o que tem de ser feito! 😀 Abração e Sucesso! 😀

  2. Olá Eduardo,

    Excelente artigo! Mostra como age um chefe e um líder e coloca as diferenças entre eles.

    Muitos confundem o chefe com o líder. O primeiro usa quase sempre o esforço dos outros para se vangloriar, frequentemente usa a primeira pessoa do singular (eu fiz, meus resultados, etc.) e não gosta quando outros da rede crescem. Já o segundo não precisa falar e nem ostentar, apenas faz, ajuda os outros com prazer e sente-se realizado ao ver outras pessoas da rede tendo excelentes resultados. O verdadeiro líder trabalha em equipe e ajuda a formá-la.

    Grande abraço e sucesso sempre!

    • Eduardo Santana disse:

      Agradeço amigo Fábio! 😀 Quando as pessoas pararem de achar que ser um líder é ser chefe, as coisas vão andar para frente! 😀 Ja tive muitos chefes no Marketing de Rede e aprendi a fazer o contrário! Sou um eterno aprendiz, mas o que sei, me esforço para passar integralmente para minha rede! 😀 Abração e sucesso! 😀

  3. Everton Dias disse:

    Ótimas colocações!

    E no fim é assim mesmo: Todos dependem de todos para chegar ao sucesso!

    Abraço!

    • Eduardo Santana disse:

      Exatamente amigo Everton! Quem pensa ser auto-suficiente não precisa fazer Marketing de rede onde a base do sucesso é a ajuda de cooperação de todos! 😀 Abraços

  4. Olá amigo,

    clapclapclapclapclapclap.

    Você e eu já conhecemos na prática este tipo de líder não é mesmo? Talvez por isso você tenha criado um artigo tão relevante sobre este tema, me vi em outra época.

    Parabéns, seu artigo mostra claramente qual o caminho uma pessoa deve seguir para ter sucesso com marketing de rede.

    Abraço,
    Saúde e Sucesso!!!

    • Eduardo Santana disse:

      Olá amigão! 😀 Conhecemos sim.. rsrsrs Que bom que pegamos os maus exemplos que vimos e nos esforçamos para fazer justamente o contrário! rsrsrs ..

      Agradeço as palavras amigo Fábio! 😀

      Abração

  5. Sergio disse:

    Olá Eduardo tudo bem?
    Ótimo artigo!!!

    Hoje o que mais encontramos é chefe ao invés de lideres no MMN, muita gente falando só em investir investir e investir e ajudar a crescer ninguém ajuda.
    Está difícil encontrar o líder que ajuda seus downlines a crescer na empresa e assim como ele se tornar um líder de MMN…
    Acho que as pessoas esquecem que se a equipe não for forte e não tiver apoio uma hora ela vai começar a se desfazer…

    Um abraço e Sucesso!

    • Eduardo Santana disse:

      Perfeito amigo Sergio, é isso mesmo! A ânsia por novos patamares na empresa faz com que alguns “líderes” ajam de forma errada e sobrecarregam a rede para que eles cheguem ao topo sem se importar com os demais. É triste, mas que bom que estamos aqui para mostrar que é possivel fazer um trabalho onde todos ajudam todos! 😀

      Abração!

  6. Fernando Campos disse:

    Grande Eduardo. Realmente o papel de um líder é formar outros líderes.

    Compartilhar conhecimento e informações que ajudarão todos da equipe a crescer.

    até porque ninguém pode estar em dois lugares ao mesmo tempo e MMN é um negócio onde só temos sucesso se ajudarmos nossa equipe a ter sucesso.

    Abraço a todos e Muito Sucesso em Seus Negócios.

    • Eduardo Santana disse:

      òtimo comentário amigo Fernando! Fazer vários negócios de rede (relacionamento, exemplo), não da para trabalhar com qualidade, pelo menos não em minha opinião, pois não poderei cuidar da forma correta as pessoas! 😀 Muito obrigado pelo seu comentário! Abração! 😀